Com apenas 9,8kg de peso total, bicicleta da escuderia automotiva conta com o motor mais leve do mundo, de apenas 300 gramas e autonomia de assistência de até 3 horas de uso contínuo
Conhecida internacionalmente pelos seus automóveis esportivos de alta performance, a escuderia britânica Lotus anunciou o lançamento da nova Lotus Type 136, uma bicicleta de estrada eletricamente assistida que promete aliar performance ao menos peso total de sua categoria, ainda por um preço nada acessível para a maioria das pessoas comuns.Inspirada no design e construção da bicicleta oficial da seleção britânica de ciclismo de pista, a nova Lotus Type 136 é resultado de mais de 30 anos de experiência da marca automotiva no desenvolvimento de bikes, que teve início em 1992, quando sua icônica Lotus Type 108 ajudou a Chris Boardman conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona.
Projetada pelo designer britânico Richard Hill, a Lotus Type 136 utiliza a tecnologia da Fórmula 1 para resultar em uma bike com todas as características desejáveis em um modelo de estrada de alto rendimento: aerodinâmica impecável e rigidez estrutural, aliados a um baixíssimo peso final de apenas 9,8kg.
Seu quadro de carbono totalmente feito a mão na Itália conta com um design com cockpit integrado que lembra vagamente a Cervélo S5 e aproveita as novas regras da União Ciclística Internacional (UCI) para utilizar tanto os tirantes traseiros quanto o garfo dianteiro mais largos, de forma reduzir o arrasto aerodinâmico. Com esta solução, a nova Type 136 é similar ao quadro de bike utilizado pela equipe Britânica de pista nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Motor revolucionário – O motor usado na Lotus Type 136 é o revolucionário HPS (High Performance Systems) Watt Assist Pro, considerado o mais leve do mundo, com apenas 300 gramas de peso total.
Compacto e projetado para integrar a região da caixa de centro da bike, o motor de fabricação francesa entrega uma potência máxima de 136 watts, capaz de proporcionar uma assistência de até 35% nas aclividades mais íngremes do percurso. O motor é alimentado por uma bateria externa similar a uma garrafa de água e instalada no suporte de caramanhola. A bateria possui uma capacidade de até 193Wh, o que promete uma autonomia de assistência de até três hora de uso contínuo.
Uma funcionalidade curiosa do sistema é a possibilidade de se conectar um monitor de frequência cardíaca para que a assistência do motor acompanhe o nível de esforço do ciclista em tempo real.
Alta performance, preço estratosférico – Com tiragem limitada a apenas 136 unidades numeradas, a nova Lotus Type 136 será comercializada por preços a partir de 25 mil libras (cerca de R$ 151.500,00), equipada com grupo transmissor e rodas Campagnolo Super Record, além de opções montadas com transmissão Sram Red ou Force.