Equipada com sistema de amortecimento RockShox Flight Attendant, full susprension da Specialized chega às lojas com a missão de ser a mais rápida e eficiente do mercado
Uma das mais emblemáticas bicicletas da história do Mountain Bike acaba de ser totalmente renovada. Em sua 8ª geração, a Specialized Epic chega ao mercado com uma série de novidades, entre as quais destaca-se a substituição da tecnologia Brain de amortecimento ‘inteligente’ pela adoção do sistema eletrônico RockShox Flight Attendant.Lançada em sua versão com suspensão integral nos anos 2000, a Specialized Epic destacou-se no cenário de competições de Cross-Country por ter sido uma das primeiras bikes full suspension do mundo a conquistar pódios importantes, em boa parte graças à sua tecnologia exclusiva de amortecimento ‘inteligente’ Brain, que faz uso de uma válvula de inércia para realizar a leitura do terreno, dispensando assim o uso de travas de bloqueio manual.
Anunciada pela Specialized como “a bicicleta de XC mais rápida do mundo”, a nova Epic 8 chega ao mercado totalmente reformulada se comparada ao último modelo lançado a pouco menos de um ano, a Epic WC, modelo com características bastante similares à sua concorrente direta, a Trek Supercaliber.
Em sua nova versão, a Epic 8 retorna ao consagrado sistema de balança de suspensão FSR, em conjunto com amortecedores equipados com a tecnologia Flight Attendant de acionamento eletrônico, capazes de proporcionar 120mm de curso em ambas as extremidades da bike (130mm de curso dianteiro, no modelo Epic EVO).
Construído em fibra de carbono 12M, o quadro da Epic 8 conta com tirantes traseiros flexíveis e montagem com parafusos de titânio, o que garante um peso final 67 gramas inferior ao modelo 2023. O quadro vem equipado com o sistema de armazenagem interna de acessórios SWAT 4.0 e caixa de direção com trava, que impede que o guidão atinja acidentalmente o tupo superior, danificando-o.
Eletrônica embarcada – A grande novidade do lançamento da nova Specialized Epic 8 fica por conta da adoção do sistema Flight Attendant. Lançado há cerca de dois anos pela RockShox, o Flight Attendant faz parte do universo da tecnologia de eletrônica embarcada da Sram, juntamente com as transmissões AXS e o canote retrátil Reverb.
Composto por um kit contendo sensores localizados em ambos amortecedores e no pedivela da bicicleta, o Flight Attendant coleta informações sobre a leitura do terreno e o torque da pedalada para adaptar-se de forma rápida e automática às irregularidades do solo, tornando-se mais rígida durante os sprints ou mais macia nas trilhas mais técnicas, sem a necessidade de intervenção por parte do ciclista.
Customizado pela equipe de engenheiros da Specialized, a versão do Flight Attendant que equipa a nova Epic 8 conta com três opções de ajuste semi-automático: Wide Open (totalmente aberto); Magic Middle (amortecimento a meio curso); e Sprint-On-Lock (totalmente travada).
Em seu modo automático, o processador interno dos amortecedores armazenas dados das últimas 7 pedaladas, facilitando assim eventuais ajustes personalizados.
Através de um aplicativo da Sram, é possível realizar ajustes finos nos amortecedores, que podem ser configurados para funcionar de forma distinta um dos outro, tarefa impossível nos sistemas de acionamento mecânico.
A seleção dos modos de uso dos amortecedores fica localizado em um pod AXS instalado no lado esquerdo do guidão. O mesmo pod é utilizado para acionar o funcionamento do canote retrátil RockShox Reverb, que equipa a Epic 8.
Modelos
Specialized Epic 8
Especificações técnicas
Geral | |
---|---|
Quadro: | S-Works FACT 12m Carbon, Progressive XC Race Geometry, Rider-First Engineered™, SWAT downtube storage, threaded BB, 12x148mm UDH compatible rear dropout, internal cable routing, 120mm of travel, Optimized for wireless drivetrain and seatpost |
Garfo: | RockShox SID ULTIMATE Flight Attendant, Ride Dynamics developed 3 position, Debon Air, 15x110mm, 44mm offset, 120mm Travel |
Shock: | RockShox SIDLuxe ULTIMATE Flight Attendant, Ride Dynamics developed 3 position, Solo Air, 190x45mm |
Transmissão | |
Movimento central: | SRAM DUB, BSA 73mm, Threaded |
Trocador de marcha: | SRAM AXS POD Ultimate Controller |
Câmbio traseiro: | SRAM XX SL Eagle AXS |
Cassete: | SRAM XX Eagle SL 10-52t |
Pedivela: | SRAM XX SL Eagle Power Meter Crankset, 170mm/175mm |
Cockpit | |
Guidão: | Roval Control SL Integrated cockpit, 60mm X- 12 degree integrated stem, 8-degree backsweep, 1 degree upsweep, 760mm wide |
Selim: | Body Geometry S-Works Power, carbon fiber rails, carbon fiber base |
Canote do selim: | RockShox Reverb AXS, 30.9mm, S/M: 125, L:150, XL: 170mm |
Rodas | |
Aros: | Roval Control SL, Carbon offset design, 29mm internal width, 4mm hook width, Tubeless ready, 24h |
Raios: | DT Swiss Aerolite T-head |
Pneus: | Specialized Fast Trak, Control Casing, T7 Compound, 29×2.35 |
Freios | |
Freios: | SRAM Level Ultimate Stealth, 4-piston caliper, hydraulic disc, |
Rotores: | SRAM 160/180mm |
Specialized Epic 8 EVO
Especificações técnicas
Geral | |
---|---|
Quadro: | FACT 11m Carbon, Progressive XC Race Geometry, Rider-First Engineered™, SWAT downtube storage, threaded BB, 12x148mm UDH compatible rear dropout, internal cable routing, 120mm of travel |
Garfo: | Fox 34 Factory, Grip2 Damper, 4 way adjust, 130mm travel, 44mm offset, 15x110mm |
Shock: | Fox Float Factory, Evol LV, Ride Dynamics Tuned, LSC/ Rebound adjust, 190x45mm |
Transmissão | |
Movimento central: | SRAM DUB, BSA 73mm, Threaded |
Trocador de marcha: | SRAM AXS POD Controller |
Câmbio traseiro: | SRAM X0 Eagle Transmission |
Cassete: | SRAM XS 1295, 12 speed, 10-52 |
Pedivela: | SRAM X0 Eagle, DUB, 170/175mm |
Cockpit | |
Guidão: | Roval Control Rise Carbon Handlebar, 780mm wide, 20mm rise, 35mm |
Selim: | Body Geometry Power Expert |
Canote do selim: | Fox Transfer Factory, 30.9, 1X remote, (SM:125mm, MD: 150mm, L-XL: 175mm) |
Rodas | |
Aros: | Roval Control, Carbon offset design, 29mm internal width, 4mm hook width, Tubeless ready, 28h |
Raios: | Stainless, 14g, black |
Pneus: | Specialized Ground Control, GRID Casing, T7 Compound, 29×2.35 |
Freios | |
Freios: | SRAM Code Silver Stealth, 4-piston caliper, hydraulic disc |
Rotores: | 180/200mm HS2 rotor |