Com novo design de ponte reversa, garfo topo de linha para uso em Mountain Bike XC está 40% mais rígido em relação à versão anterior e com o peso de apenas 1.287 gramas
Referência em desempenho, leveza e robustez, o garfo de suspensão Fox 32 Step-Cast acaba de ganhar uma atualização radical em sua versão 2025. Com um novo design caracterizado pelo uso de uma ponte ou arco reverso, a nova suspa conta com o novo cartucho de amortecimento Grip SL, em substituição ao FIT4 que equipava os modelos anteriores.Ponte reversa – A mudança mais visível na Fox 32 Step-Cast 2025 é, sem dúvida, a adoção de um arco ou ponte localizado na parte posterior do garfo, de forma similar à utilizada no modelo para bicicletas gravel 32 Taper Castnas e nas suspensões da marca Manitou.
Segundo a Fox, a adoção de uma ponte reversa atrás das hastes ajudou a reduzir o material utilizado na fabricação do corpo principal do garfo, reduzindo assim o peso final sem sacrificar sua rigidez estrutural.
O novo design não apenas resultou em uma suspensão bastante leve, como também contribuiu para uma rigidez lateral similar ao do modelo 34 Step-Cast (com hastes de 34mm).
Peso-pluma – Na busca pela redução máxima de seu peso final, a Fox redesenhou cada componente de forma que cada grama a menos contava no projeto. No novo modelo, foi utilizada uma coroa (crown) de liga de alumínio 7000, com zero offset e tubos angulados para conseguir um avanço de 44mm, utilizando-se assim o mínimo de material necessário e reduzindo o peso do componente em 9 gramas.
Uma nova espiga do garfo contribuiu com uma redução de 11 gramas em relação ao modelo anterior e um novo eixo de roda Kabolt SL contribuiu com uma diminuição de 12 gramas. Com todas essas alterações, a nova Fox 32 Step-Cast 2025 pesa apenas 1.287 gramas.
Novo damper – Em seu interior, a principal alteração da nova Fox 32 Step-Cast 2025 é a utilização do novo cartucho de controle de amortecimento Grip SL no lugar do FIT4 que equipava os modelos prévios.
Equipado com um pistão interno flutuante – IFP (Internal Floating Piston, em inglês), o novo damper conta com três opções de ajuste (Totalmente Aberto, Médio e Firme) e é 65 gramas mais leve que o cartucho FIT4.
De acordo com a Fox, o novo damper oferece um melhor controle e um bloqueio firme durante os sprints. O novo cartucho conta ainda com mecanismo de segurança que desbloqueia o garfo automaticamente quando o mesmo está em modo de bloqueio e a bike passa por um solavanco súbito, evitando a quebra do componente e mantendo a segurança na pilotagem.
Em seu lado esquerdo, o novo garfo conta com uma nova câmara pneumática negativa com maior volume de ar, de forma aumentar sua sensibilidade em seu curso inicial.
Especificações técnicas
Rodas: | Aro 29″ |
Modelo: | Factory |
Damper: | Grip SL |
Câmara de ar: | EVOL |
Hastes: | 32mm |
Suporte para freios: | 160mm (180mm com adaptador) |
Espiga: | Tapered |
Curso: | 100mm |
Modo de funcionamento: | Open, Medium e Firm |
Controle remoto: | No crown |
Eixo de roda: | Kabolt SL |
Offset: | 44mm |
Peso: | 1.287 gramas |
Preço: | 1.460 euros |