Com novo design das manetes e maior integração com o ciclocomputador Hammerhead Karoo, grupo eletrônico topo de linha da Sram desembarca oficialmente nas lojas
Um mês após ter sido vista equipando as bicicletas da equipe de ciclismo UCI profissional alemã Bora-Hansgrohe, a nova versão do grupo de transmissão eletrônica Red AXS foi oficialmente apresentado ao público hoje (15/05). O lançamento, que foi precedido por uma espalhafatosa campanha de marketing protagonizada por uma “Caixa Misteriosa” contendo o grupo em seu interior e exibida por um seleto número de lojistas parceiros, revelou na prática poucas novidades em relação ao modelo atual disponível no mercado.Consagrado internacionalmente como o grupo de transmissão eletrônica mais avançado da atualidade, o Sram Red AXS foi o responsável por nada menos que 475 vitórias obtidas em provas de ciclismo de estrada chanceladas pela UCI. Lançado originalmente há cinco anos atrás, desde então tem ‘exportado’ suas soluções tecnológicas para transmissões mais baratas da marca, como os grupos Force, Rival e Apex.
Na prática, a nova versão do grupo Sram Red AXS traz poucas novidades além do apelo estético. O maior destaque do lançamento fica por conta das novas manetes de acionamento, que contam com uma alavanca de freio que requer 1/5 a menos de esforço no acionamento na parte superior da manete e 1/3 menos esforço segurando no drop, de forma permitir que os ciclistas possam controlar a bicicleta com maior facilidade e confiança.
Outra mudança a ser destacada é o aprimoramento do mecanismo de acionamento do câmbio dianteiro, que proporciona, segundo o fabricante, trocas de marcha mais rápidas e intuitiva, em um ponto que é considerado um ponto fraco nos grupos eletrônicos Sram.
Opções de relação – A nova edição do grupo Sram Red AXS será disponibilizada com opções de cassete nas relações 10-28, 10-30, 10-33 e 10-36 dentes, com coroas 50/37, 48/35 e 46/33 dentes. Além da cor prata padrão, tanto os cassetes quanto a corrente serão oferecidos com a opção de acabamento Rainbow, que adiciona um toque de estilo ao equipamento.
Assim como nos demais grupos transmissores AXS, o novo Red AXS conta com sistema de gerenciamento de corrente para uma pedalada silenciosa e suave, minimizando os ruídos e aumentando a durabilidade da transmissão. Além disso, é possível configurar facilmente o sistema de transmissão utilizando o aplicativo da Sram ou diretamente pelo ciclocomputador Hammerhead Karoo de forma rápida e sem complicações.
Preço e disponibilidade – De acordo com a Proparts (distribuidora oficial da Sram no Brasil, o novo grupo Sram Red AXS já encontra-se disponível para a venda no país nas principais lojas parceiras da marca, ao preço sugerido de R$ 39.595,00 (sem o medidor de potência) e R$ 43.845,00 (com medidor de potência). Nas duas opções, o grupo é comercializado em kit completo, incluindo o ciclocomputador Hammerhead Karoo.