23 de novembro de 2024
Garmin Edge 1050
Garmin Edge 1050

Edge 1050, o novo ciclocomputador topo de linha da Garmin

Com nova tela de alto brilho e definição, novo modelo conta com uma série de novos recursos em relação ao modelo predecessor da marca

Líder mundial no desenvolvimento e produção de dispositivos eletrônicos de navegação e treinamento em bicicletas, a Garmin anunciou o lançamento do novo Edge 1050, ciclocomputador topo de linha da marca, que conta com uma série de recursos a mais em relação ao seu predecessor, o modelo Edge 1040.

 

Descrito pela Garmin como o “melhor ciclocomputador já produzido” poucas semanas após o anúncio do lançamento de dosi de seus principais concorrentes no mercado, o Hammerhead Karoo e o Coros Dura, o novo Garmin Edge 1050 conta com uma nova tela sensível ao toque que utiliza a tecnologia de cristal líquido transmissivo (tLCD) no lugar do display LCD transflectivo utilizado nos modelos anteriores.

Com as mesmas dimensões da tela do Edge 1040, o novo ciclocomputador da Garmin conta com maior resolução (480×800 pixels contra 282×470 do modelo anterior) conta com uma visibilidade melhorada, mesmo sob forte incidência de luz direta sobre a tela.

Garmin Edge 1050

Com um desenho mais angular e aerodinâmico, o novo Garmin Edge 1050 mede 60,2 x 118,5 x 16,3mm e pesa 161 gramas. Ao contrário dos modelos anteriores, sua interface de encaixe na base é substituível, uma alteração muito bem-vinda em uma situação que anteriormente obrigava a substituição de toda a carcaça do aparelho em caso de quebra.

Sem carregamento solar – Ao contrário do Edge 1040, o novo Garmin Edge 1050 não conta com carregamento solar e, curiosamente possui menor autonomia que o modelo anterior. De acordo com o fabricante, a autonomia do Edge 1050 é de aproximadamente 20 horas de uso, contra as 35 horas proporcionadas pelo Edge 1040.

Garmin Edge 1050

Para evitar surpresas desagradáveis durante as pedaladas, é possível contar com o recurso Battery Saver, que automaticamente reduz o brilho da tela e aumenta a autonomia do dispositivo para até 65 horas, valor próximo ao do Edge 1040 no mesmo recurso (70 horas).

Buzina eletrônica – Outra atualização interessante no Edge 1050 foi a adoção de um altofalante embutido, que proporciona tanto alertas audíveis de treinamento como também pode funcionar como uma buzina eletrônica para alertar motoristas e pedestres durante o percurso.

Recursos de navegação – O novo Edge 1050 conta com novas ferramentas de navegação e mapeamento, incluindo a possibilidade de se alternar rapidamente diversas camadas de mapas off-line.

Um recurso particularmente interessante aos adeptos do Gravel Bike é a capacidade do Edge 1050 de diferenciar automaticamente percursos pavimentados e estradas de terra, emitindo alertas ao ciclista quando o fim do asfalto se aproxima.

Como consequûencia direta deste novo recurso, o novo ciclicomputador da Garmin conta com a possibilidade de rotear percursos específicos para pedaladas em mountain bike, gravel e ciclismo de estrada.

Garmin Edge 1050

Pedaladas em grupo – Um dos recursos mais interessantes da nova geração de ciclocomputadores Garmin, o GroupRide passa a contar com novas funcionalidades.

Desenvolvido para oferecer aos usuários acesso a um percurso compartilhado, mensagens em grupo e dados de localização em tempo real dos membros do grupo, o GroupRide agora conta com a possibilidade de emitir alertas de zonas de perigo para os demais ciclistas.

Útil, mas nem tanto! – Assim como nos smartwatches da Garmin, o novo Edge 1050 conta com o recurso de pagamento por aproximação Garmin Pay. Infelizmente, pelo menos no Brasil, tal recurso ainda não oferece vantagens sobre seus concorrentes da Google e da Samsung, já que por aqui, desde seu lançamento há quatro anos, apenas um banco (o BTG Pactual) aderiu ao sistema.

Especificações técnicas

Geral
Dimensões 2.4″ x 4.7″ x 0.6″ (60.2 x 118.5 x 16.3 mm)
Peso 5.7 oz (161 g)
Resistência à água IPX7
Tela
Tipo Liquid Crystal
Dimensões 3.5″ (88.9 mm) diagonal
Resolução 480 x 800 pixels
Tela colorida
Altofalante
Bateria
Tipo Lítio-íon recarregável
Autonomia Até 20 horas, uso normal
Até 60 horas, no modo Save Mode
Save Mode
Compatibilidade com Garmin Power Mount
Memória
Mapas offline
WiFi Map Manager
Mapas base Garmin Cycle Map (pré-carregado)
Memória de armazenagem 64GB
Waypoints 200
Rotas de navegação 100
Histórico Até 200 horas
Sensores
GPS
GLONASS
Galileo
Altímetro barométrico
Giroscópio
Acelerômetro
Sensor de luz ambiente
GNSS multibanda
Magnetômetro
Recursos Smart
Conectividade Bluetooth, ANT+, Wi-Fi
Connect IQ
Notificações inteligentes
Mensagens de texto (Android Only)
Alertas climáticos
Realtime Settings
Controle de música *smartphone)
Virb Remote
Treino interativo
Compatibilidade com smartphones iPhone, Android
Recursos de navegação e segurança
Assistência
Livetrack
Grouptrack
Group Ride
Group Ride competitions + Awards
Mensagens diretas
Detecção de acidentes
Find My Edge
Bike Alarme 
Alertas climáticos
Compatibilidade InReach
Recursos de atividade
Calorias consumidas
Minutos de intensidade
Treinamento e análise
Telas customizáveis
Planos de treinamento
Sugestões de treino
Workouts
Pausa automática
Treinamento intervalado
Workouts avançados
Autolap
VO2 Max
Efeito de treino
Recuperação
Virtual Partner
Segmentos
Auto Scroll
Treino Outdoor
Climbpro – Planning
Climbpro – Courses
Climbpro – Freeriding
Conectividade
Edge Remote
Varia Remote
Transmissões eletrônicas ANT+
Integração Shimano Di2
Integração SRAM AXS

Preço e disponibilidade – Até o fechamento desta edição, a Proparts (distribuidora oficial da Grmin no Brasil) ainda não havia divulagado os preços e a disponibilidade do novo Edge 1050, que nos Estados Unidos é comercializado por 699.99 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização