Com novo quadro construído em fibra de carbono 900 series OCLV, 8ª geração da Madone une tecnonogia aerodinâmica com leveza, tornando a Émonda obsoleta
A Trek apresentou na tarde desta quinta-feira (27/06) a 8ª geração de sua bike de estrada aero Madone, que chega ao mercado com um novo quadro 320 gramas mais leve do que o modelo anterior, situando-a no mesmo patamar da Émonda, bicicleta road da marca, referência em baixo peso e alto rendimento e decretando assim sua extinção e razão de existir.Construído em um novo layup de fibras de carbono denominado OCLV 900, o quadro da nova Madone é 30% mais resistente que os modelos construídos em OCLV 800 e muito mais leve. Isto possibilitou aos engenheiros da Trek o desenvolvimento de um quadro que mantivesse as excelentes características aerodinâmicas do design da Madone, com um peso 320 gramas menor.
Além do novo material, os tubos do quadro também sofreram alteração, abandonando o formato KVF (Kammtail Virtual Foil) utilizado pela linha atual da Madone em favor de um novo shape denominado Full System Foil, resultando em uma estrutura mais aerodinâmica e leve.
Para contribuir com o máximo em aerodinâmica, a Trek desenvolveu especialmente para a nova Madone novas garrafas e suportes aero que, segundo o fabricante, são capazes de reduzir o arrasto em até 3,7 watts a uma velocidade de 45 km/h sobre uma garrafa comum com a mesma capacidade de carga.
O resultado das novas configurações resultou em uma bicicleta com o peso total de 7,0kg (Madone SLR 9 AXS). A título de comparação, a Trek Émonda mais leve (Émonda SLR 9 AXS) pesa 6,75kg.
Madone SLR 9 AXS 8ª Geração
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | OCLV Carbon Série 900, formato do tubo Full System Foil, tubo vertical IsoFlow, sistema de caixa de direção RCS, roteamento eletrônico, guia de corrente aerodinâmica e removível, MC T47, freio a disco de montagem plana, UDH, eixo direito 142x12mm |
Garfo | Madone Gen 8 full carbon, tapered carbon steerer, internal brake routing, flat mount disc, 12x100mm chamfered thru axle |
Transmissão | |
Trocador | Sram Red AXS E1 |
Câmbio traseiro | Sram Red AXS E1, Catraca máxima 36D |
Câmbio dianteiro | Sram Red AXS, E1, Soldado |
Pedivela | Tamanho: XP, P: Medidor de potência Sram Red AXS E1, 48/35, DUB, comprimento 165 mm / Tamanho: MG, G: Medidor de potência Sram Red AXS E1, 48/35, DUB, comprimento 172,5 mm |
Cassete | Sram Red XG-1290, 10-33, 12 velocidades |
Corrente | Sram Red E1, 12 velocidades |
Movimento central | Sram DUB, T47 roscado, rolamento interno |
Rodas | |
Roda dianteira | Bontrager Aeolus RSL 51, OCLV Carbon, aro pronto para tubeless, profundidade do aro 51 mm e eixo direto 100 x 12 mm |
Roda traseira | Bontrager Aeolus RSL 51, OCLV Carbon, aro pronto para tubeless, profundidade do aro 51 mm, transmissão SRAM XD-R e eixo direto 142×12 mm |
Blocagem dianteira | Eixo direto chanfrado Switch Bontrager, alavanca removível |
Blocagem traseira | Eixo direto chanfrado Switch Bontrager, alavanca removível |
Pneus | Tamanho: XP, P, MG, G, XG, M: Bontrager Aeolus RSL RD, Tubeless Ready, construção em algodão, talão de aramida, 170 tpi, 700x28mm / Tamanho: XP, P, MG, G, XG, M: Pirelli P Zero Race, 120 tpi, compatível com tubeless, 700 x 28mm |
Cockpit | |
Guidão / mesa |
|
Selim |
|
Canote de selim |
|
Preço e disponibilidade – No Brasil serão comercializados os seguintes modelos da linha Trek Madone 8ª Geração:
- Trek Madone SLR 9 AXS 8ª Geração (R$ 109.999,00);
- Trek Madone SLR 9 8ª Geração (R$ 104.999,00);
- Trek Madone SLR 7 AXS 8ª Geração (R$ 74.999,00);
- Trek Madone SLR 7 AXS 8ª Geração (R$ 79.999,00);
- Trek Madone SLR 7 8ª Geração (R$ 54.999,00);
- Trek Madone SLR 6 8ª Geração (R$ 44.999,00);
- Trek Madone SLR 6 AXS 8ª Geração (R$ 49.999,00);
- Trek Madone SLR 5 8ª Geração (R$ 28.499,00);