6 de julho de 2024
Schwalbe CLIK Valve
Schwalbe CLIK Valve

Schwalbe propõe novo formato de válvula para pneus e câmaras de ar

Leve, resistente e com maior fluxo de ar, Schwalbe  CLIK Valve se propõe a aposentar as válvulas Presta que equipam a grande maioria das bicicletas em todo o mundo

Desde o surgimento dos modernos aros de roda para bicicletas, as chamadas válvulas Presta praticamente dominam o mercado de câmaras de ar e sistemas tubeless, graças a sua leveza e pequenas dimensões, se comparado às enormes e pesadas válvulas Schrader utilizadas em veículos automotivos. Por outro lado, sua fragilidade e baixa vazão são os principais desafios para um uso mais eficiente de bombas de ar e de sistemas pneumáticos sem câmara.

Desenvolvida por M. Sclaverand no início do século XX, a chamada Válvula Presta — amplamente conhecida no Brasil por Válvula Bico Fino — utiliza um núcleo com um obturador emborrachado em sua parte inferior, que permite uma passagem de ar unilateral, impedindo que o ar escape no sentido contrário.

Schwalbe CLIK Valve

Como o núcleo conta com um espaçamento muito curto em relação ao corpo da válvula, a vazão do ar comprimido fica prejudicada, exigindo maior esforço para encher o pneu. Além disso, nos modernos sistemas de rodas tubeless, a viscosidade do líquido selante dos pneus muitas vezes acaba por impedir sua passagem pela válvula durante sua reposição, além de promover seu entupimento.

Novo conceito – Estabelecer um novo padrão em um mundo tão heterogêneo como a indústria ciclística exige uma série de fatores, como compatibilidade e adoção massiva pelo mercado. Para John Quintana, projetista de um dos maiores fabricantes de pneumáticos para bicicletas do mundo, a alemã Schwalbe, a solução deveria ser necessariamente simples e de fácil adaptação pela indústria, sob a forma de um novo tipo de válvula com máxima compatibilidade.

Schwalbe CLIK Valve

De dimensões externas iguais ao de um modelo Presta, a nova válvula Schwalbe CLIK Valve foi projetada para um funcionamento simples e fácil. Seu interior conta com um núcleo cujo obturador é acionado por uma mola que empurra um anel de vedação de dentro para fora, permitindo o livre fluxo de ar no sentido contrário. Sua construção minimalista garante não apenas um fluxo de ar 50% maior que as válvulas Presta, como também permitem a passagem do selante de reposição sem a necessidade de desmontagem do núcleo.

Engate simplificado – Em sua ponta, a válvula Schwalbe CLIK Valve conta com um inovador desenho chanfrado que acopla e desengata a cabeça da bomba ou compressor de ar com apenas um clique, sem a necessidade de uso de travas, agilizando assim, o processo de inflar o pneu.

Além de simples, o novo design de acoplamento impede a perda de ar durante a operação, tornando a calibragem dos pneus mais precisa.

Compatibilidade – Embora a Schwalbe já tenha dado início a fabricação de câmaras de ar com o novo padrão CLIK Valve, é possível converter atuais modelos de câmaras equipadas com válvulas Presta, bastando para tanto retirar seus núcleos e instalar em seu lugar adaptadores especiais.

Schwalbe CLIK Valve
Adaptadores de válvula e cabeça de bomba de ar Schwalbe CLIK Valve

No caso das bombas e compressores de ar, a marca alemã também fornece um adaptador especial no novo padrão e já trabalha justo a fabricantes desses acessórios para a produção de modelos nativamente CLIK Valve ready.

Preço e disponibilidade – De acordo com a Schwalbe, uma nova linha completa de câmaras de ar e adaptadores no novo padrão CLIK Valve será lançada no próximo semestre, com preços ainda por determinar.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização