21 de novembro de 2024
Vamos Passear
Início do Passeio de Bike - Foto: André Ramos / Divulgação

Festival Vamos Passear reúne 3.700 pessoas no Parque da Cidade

A Capital Federal viveu um dia de muito lazer neste domingo (14). A manhã de sol, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, reuniu 3.700 pessoas para a etapa de Brasília (DF) do Festival Vamos Passear. Pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos, em família, com amigos, participaram do Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Kids que movimentaram o evento, organizado pelo Instituto BR Brasil. O público que foi ao parque também contou com muito esporte e diversão, com diferentes atividades gratuitas, na arena montada próxima ao estacionamento 12.

O Festival Vamos Passear vem sendo realizado desde maio e até este mês de julho, com sete etapas em diversas cidades do País. A última de 2024 será no dia 28, em Belo Horizonte (MG).

O Passeio de Bike de 10 km abriu a programação do domingo no Parque da Cidade, seguido pelo Caminhada de 4 km e a Corrida Kids, para crianças entre 4 e 14 anos – percurso de 50 metros a 400 metros.

Presenças frequentes nos principais pedais da Capital Federal, as professoras Graça Santos e Marilza Saraiva aproveitaram o domingo relativamente frio e ensolarado para participar do Passeio de Bike. “Achei o evento muito legal porque conta com um percurso tranquilo e bem organizado, além de uma boa infraestrutura de apoio”, disse Graça.

Vamos Passear
As professoras Graça e Marilza no Passeio de Bike – Foto: André Ramos / Divulgação

“Um percurso com forte presença do Detran fazendo a escolta e sinalização. Isso traz muita segurança para os pais, que têm a oportunidade de praticar atividades físicas em família de forma tranquila e despreocupada”, completou Marilza.

Já o professor de dança para pessoas com deficiência, Rafael Tursi, de 40 anos, aproveitou para trazer o amigo cadeirante Roger de Moraes, de 29 anos, para fazer dupla com ele na Caminhada, no percurso do Parque da Cidade.

Vamos Passear
Rafael e Roger estiveram juntos na Caminhada – Foto: André Ramos / Divulgação

“O Festival Vamos Passear proporcionou um evento acessível, capaz de acolher um bom número de participantes. Estaremos de volta no ano que vem, com certeza”, garantiu Rafael.

Já Roger, que trabalha em um projeto de teatro e dança para pessoas com deficiência, comemorou com entusiasmo a finalização do percurso. “Foi a minha primeira experiência nesse tipo de atividade. Estou morto de cansaço, mas a medalha chegou!”, comemorou Roger.

Empolgada com a oportunidade de competir pela primeira vez na Corrida Kids, a pequena Beatriz, de 7 anos, foi com seu pai, o militar Sandro Fragoso, de 40 anos, ao Parque da Cidade. “Eventos como o Festival Vamos Passear proporcionam uma boa oportunidade de envolver nossos filhos nas atividades que a gente pratica e proporcionar a eles novas e saudáveis experiências”, destacou Sandro.

Vamos Passear
Sandro levou Beatriz para a Corrida Kids – Foto: André Ramos / Divulgação

Diversão nas quadras, no skate e nos espaços montados na arena – Nas atividades gratuitas, muita diversão nas quadras, tanto na poliesportiva quanto na de areia, palco de disputas de beach tennis, vôlei de praia, vôlei de quadra, basquete e futebol. Sem falar na minipista de skate (mini half-pipe para crianças e adolescentes), atração para a garotada. E a arena contou, também, com espaços especiais para todas as idades.

O Espaço Kids divertiu os pequenos com atividades lúdicas infantis, além de “pula-pula”, pebolim e desenhos para colorir. Já o Espaço Saúde ofereceu massagem e relaxamento, assim como avaliação física. O Espaço Mecânica contou com serviços básicos gratuitos para bicicletas, patins e skate, como calibragem de pneus e aplicação de óleo/graxa. Aulas de dança, yoga e funcional movimentaram o palco principal.

Rio, Salvador, Recife, Belém, São Paulo e Brasilia já receberam o evento – O Rio de Janeiro abriu o Festival Vamos Passear no dia 26 de maio, na Orla da Praia de Copacabana, em frente à Praça do Lido, com 4.000 participantes. No dia 9 de junho foi a vez de Salvador (BA), na Praça de Piatã, com 3.500 pessoas na segunda etapa. E, no dia 16, o evento chegou no Recife (PE), também com 3.500 inscritos. Já no dia 23 foi em Belém (PA), com 1.500 participantes. São Paulo reuniu 5.000 pessoas no dia 7 deste mês. E, agora, Brasília,  com 3.700 inscritos.

Ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade são realizadas ao longo da programação em todas as etapas. O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

Etapas 2024

  • 26/05 – Rio de Janeiro (RJ) – Orla da Praia de Copacabana – realizada
  • 09/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
  • 16/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
  • 23/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
  • 07/07 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
  • 14/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek (estacionamento 12) – realizada
  • 28/07 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização