16 de setembro de 2024
Shimano Fest
Estandes da Área Expo - Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Shimano Fest 2024 reforça a importância das feiras do setor da bike

14ª edição do tradicional festival da bicicleta reacende o otimismo entre os profissionais do mercado

Em sua 14ª edição, o Shimano Fest — maior feira do setor de bicicletas da América Latina — trouxe otimismo em um mercado que vem sofrendo com sucessivas quedas nos volumes de venda ao longo dos últimos anos.

Com uma enorme área de exposição destinada a realização de negócios e apresentação de produtos e serviços, a feira contou com a participação de 140 expositores, representando mais de 230 marcas nacionais e estrangeiras.

Quem esteve presente na feira, realizada neste últim ofim de semana no Memoria da América Latina, em São Paulo, constatou a aposta do setor em bicicletas de maior valor agregado, em detrimento às chamadas bikes ‘de entrada’, tendência que vem sendo observada desde 2022, quando a a escassez de componentes obrigou a maioria dos fabricantes a reduzir suas produções.

Este ano o otimismo esteve presente entre os principais fabricantes e importadores de bicicletas presentes, cujos principais lançamentos e novidades era composta por modelos do segmento mid e high-level, como por exemplo a Caloi Elite Carbon FS Sport, que foi lançada oficialmente na feira, e a Caloi Elite Carbon FS Team Farewell, edição limitada que homenageia a carreira do atleta Henrique Avancini.

Shimano Fest
Estande da Caloi e Cannondale – Foto: Cesar Delong / Shimano Fest

“Foi mais um Shimano Fest de grandes resultados para nossa empresa. Batemos nossa meta de vendas e recebemos a visita de milhares de visitantes em nosso estande, avídos em conhecer novidades como a Arenita, nosso primeira gravel bike. O modelo chegará nas lojas no fim de outubro e já conta com um número impressionante de pedidos de lojistas”, disse Eduardo Rocha, diretor de marketing e comercial da Caloi.

Seguindo a mesma linha, boa parte das marcas investiu em  novos modelos de componentes e acessórios destinados a um público ávido por novidades.

Proshock
Estande da Proshock no Shimano Fest – Foto: Álvaro Perazzoli

“Nossa perceção do evento é que tivemos mais público interessado nos produtos. Tivemos lançamentos e isso trouxe valor agregado e ajudou no aumento do volume de negócios, que foi superior ao de 2023. O Shimano Fest é um evento muito importante para nós. Estabelecemos novos contatos com clientes e isso representa movimentação de que o mercado de bike está voltando a ser como era, se recuperando após momentos de baixa. Estamos muitos otimistas para o segundo semestre e a feira veio mostrar que estamos no caminho da recuperação”, disse César Tonoli, diretor da marca brasileira ProShock, único fabricante de suspensões da América Latina.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização