Com investimento de R$ 43 milhões na reforma da via e da passagem de ciclistas, avenida já ganha sinalização horizontal e beneficiará mais de 60 mil pessoas
Após reconstruir o pavimento asfáltico do Pistão Sul, em Taguatinga, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio das equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), trabalha no acabamento e sinalização da avenida, que integra a Estrada Parque Contorno (EPCT/DF-001) e dá acesso ao centro de Taguatinga, à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e à Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB).
A sinalização abrange também a ciclovia, que conecta à ciclofaixa da EPTG, próxima ao viaduto de Taguatinga. Na ciclovia foram investidos R$ 1,7 milhão e, ao todo, o GDF investiu R$ 43 milhões na reforma do Pistão Sul, que tem 5,2 km em cada um dos sentidos. Mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a obra sinalizada.
Caminhando ao longo do trecho, o servidor aposentado Ilton Sacerdote, 68, mora há 45 anos em Taguatinga e aprova o serviço feito no local. “Essa via ficou fantástica, a gente estava carente de um calçadão desse com ciclovia para as caminhadas e bicicletas. Veio em bom momento e já estou aqui aproveitando”.
Para a estudante Luana Tomaz, 19, que passa pelo local diariamente, o serviço de sinalização é de extrema importância pela alta movimentação na região. “Sempre tem muitas pessoas idosas fazendo caminhada por aqui, então é bem importante ter um caminho mais seguro e mais rápido também. Acredito que todo mundo gostou bastante”.
De acordo com o engenheiro civil do DER, Mozer de Castro, cerca de 20 pessoas trabalham no trecho com dois caminhões de sinalização, tanto vertical quanto horizontal. Ele afirma que também há trechos com proteção de guard rails. “A sinalização traz segurança viária e harmoniza o trânsito, além de evitar acidentes e colisões”, observa.
A dona de casa Jociene Dormelas, 42, também passa pela ciclovia quase todos os dias para levar almoço para o marido, que trabalha em uma instituição de ensino na região. Ela reforça que a passagem com travessias sinalizadas facilita muito o trajeto. “É bom porque a gente não corre o risco de estar andando na beira da pista, que é muito perigoso. E nesse calor acaba tendo uma sombra, por causa das árvores, realmente gostei muito”.
Acessibilidade no DF – O Quadradinho conta com 687,12 km de malha cicloviária, a segunda maior do país, atrás somente de São Paulo, com 722 km. O GDF também investe em obras de acessibilidade pela cidade, como a readequação viária do Pistão Sul, entre o km 76,5 e km 77 da Estrada Parque do Contorno (EPCT), que está em andamento na avenida.
O objetivo do serviço é melhorar a acessibilidade para as pessoas que circulam no trecho, rodeado de faculdades, templos religiosos, centros comerciais e concessionárias. O investimento é de mais de R$ 880 mil e conta com implantação de calçadas, abrigos de passageiros, baias de concreto, rampas e piso podotátil (um modelo de piso tátil construído com concreto), plantio de grama e sinalização.
Fonte: Agência Brasília, por Jak Spies