Modelos de alta performance para o Cross Country, bicicletas serão comercializadas por lojas parceiras da marca em todo o país
Referência em bicicleta de alta performance, a Cannondale traz para o Brasil cinco modelos de mountain bikes de carbono da linha Scalpel, modelo voltados ao formato de competição do cross-country. As novas Scalpel LAB71, Scalpel 1 Lefty, Scalpel Carbon 2, 3 e 4 da linha 2024 estão com designs e componentes repaginados, e cada detalhe foi pensado para levar o ciclista mais longe e mais rápido.O quadro dos modelos está com uma geometria mais agressiva. Destaques para o ângulo de tubo de direção de 66.6º e uma geometria de quadro personalizada por tamanho, diferenciais que permitem manter o ciclista mais equilibrado entre as rodas. O resultado? Mais potência e tração nas subidas, controle preciso nas curvas e um novo nível de confiança em alta velocidade.
O novo design não traz só beleza. Cada elemento do quadro da Scalpel foi pensado em sua cinemática, balanceando principalmente peso, rigidez e capacidade. As características para fazer da Scalpel uma máquina de velocidade conduziram a sua forma em vez da forma limitar as suas características.
“A Cannondale todo ano busca inovar, e a linha Scalpel é o reflexo pela busca da perfeição há anos quando o assunto é mountain bike. São diversas as tecnologias empregadas nos modelos, diferenciais que estão aparentes logo de cara, como a suspensão Lefty – uma característica das bicicletas da marca. A geometria de cada tamanho entrega a mesma experiência de performance devido a construção proporcional do quadro, atendendo a especificidade de cada tamanho de atleta, item que para muitos pode passar desapercebido em uma rápida olhada, mas que faz toda diferença para quem busca algo mais. É assim que o time de desenvolvimento da Cannondale trabalha, na busca pelo além, e os resultados são inegáveis, basta ver o sucesso da Equipe Cannondale Factory Racing, com atletas que conquistaram recentemente medalha olímpica, título mundial no XCO e grandes resultados em provas de Copa do Mundo, tudo pedalando com a nova Scalpel”, comenta Marcos Ribeiro, Diretor de Desenvolvimento de Produto da Cannondale no Brasil.
Confira abaixo as principais características da nova linha Scalpel:
Cockpit – O SystemBar XC-One é um cockpit de carbono em uma peça só, mais leve e mais rígido do que a maioria dos cockpits de duas peças. Com formato ergonomicamente projetado, cabos internos e uma largura total de 760mm, esses diferenciais proporcionam controle total sobre a trilha.
FlexPivot – Os stays FlexPivot são fundamentais para o desempenho incrível da suspensão e baixo peso da Scalpel. Essas seções de carbono patenteadas atuam como pivôs virtuais do tipo Horst link, criando uma verdadeira suspensão que permitiu aos engenheiros da Cannondale ajustarem precisamente como a suspensão responde ao pedal, frenagem e às forças dos solavancos, sem o peso ou a necessidade de manutenção de rolamentos.
Canote retrátil – O segredo foi revelado: a capacidade de um canote retrátil de levantar ou baixar instantaneamente o selim da bicicleta para seções técnicas ou descidas íngremes é fundamental para a velocidade que os ciclistas de XC não podem mais ignorar. É por isso que toda linha Scalpel agora tem esse diferencial, assim o ciclista pode dominar qualquer terreno rapidamente.
Proportional Response Suspension – Como um sistema de suspensão responde aos inputs é fortemente influenciado pelo centro de gravidade do ciclista, mas a maioria dos designs no mercado utiliza o mesmo layout de suspensão em todos os tamanhos. Com a Proportional Response, a Cannondale personalizou a cinemática por tamanho para oferecer o melhor desempenho absoluto em tração, frenagem e pedalada.
Geometria Avançada – A customização completa específica para cada tamanho mantém o ciclista equilibrado no ponto ideal. Um ousado ângulo de tubo de direção relaxado de 66.6º proporciona confiança em alta velocidade. Um ângulo de tubo do selim mais íngreme de 75.5º e um alcance maior mantêm o piloto na posição perfeita para potência e tração nas subidas. O conceito é “dê trabalho nas subidas, ultrapasse nas descidas”.
Para abordar os lançamentos da linha Scalpel 2024, a Cannondale criou um landing page que traz todos os detalhes de cada uma das bikes. Na página ainda é possível comparar cada modelo. Confira abaixo as fichas técnicas de cada bicicleta.
Cannondale Scalpel LAB71
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | Quadro Scalpel LAB71, Series 0 Carbon construction, 120mm travel, Proportional Response Suspension and Geometry, FlexPivot Chainstay, full internal cable routing, 73mm BSA, 1.5″ headtube with 1-1/8″ upper reducer/internal cable guide, 148x12mm thru axle, 55mm chainline, UDH, post-mount disc – 160mm native |
Garfo | Lefty Ocho 120 Carbon, 120mm, Chamber Damper, OppO Spring System, tapered steerer, 50mm offset, TwistLoc |
Shock traseiro | RockShox SIDLuxe Ultimate, 2-Pos mode adjust, adjustable rebound, 190×45, TwistLoc Ultimate remote dual lockout |
Caixa de direção | Acros ICR |
Transmissão | |
Trocador | T-Type Ultimate Pod Controller Sram XX SL |
Câmbio traseiro | Sram XX SL Eagle AXS, T-Type Sram AXS |
Pedivela | Sram XX SL T-Type |
Coroa | 34T |
Cassete | Sram XX SL Eagle, 10-52, T-Type, 12-speed |
Corrente | Sram XX SL, T-Type, 12-speed |
Movimento central | Sram DUB BSA 73mm MTB Wide, Ceramic |
Rodas | |
Aros | DT Swiss XCR 1200 Spline, carbon, 30mm inner width, hookless, TSS tubeless ready |
Cubos | DT Swiss Lefty, 6-bolt (F) / DT Swiss 180 Ratchet EXP 36, centerlock, XD driver (R) |
Raios | DT Swiss Aerolite straight pull (F) / Aerolite & Competition straight pull (R) |
Pneus | (F) Maxxis Rekon Race WT, 29×2.4″, EXO Protection, tubeless ready / (R) Maxxis Aspen WT, 29×2.4″, EXO Protection, tubeless ready |
Cockpit | |
Guidão | SystemBar XC-One Flat, carbon, integrated bar/stem, internal cable routing, 5° upsweep, 8° backsweep, 760mm width, -6° stem, 1-1/8″ clamp |
Mesa | SystemBar XC-One Flat, carbon integrated bar/stem |
Selim | Prologo Dimension NDR, Tirox rails |
Canote de selim | RockShox Reverb AXS, 31.6, 125mm (S), 150mm (M-XL) |
Manoplas | RockShox Smooth Silicone |
Freios | |
Freios | Sram Level Ultimate Stealth, 4-piston hydraulic disc, Sram CLX |
Extras | |
Sensores | Sensor de Roda Cannondale Wheel Sensor |
Preço | R$ 119.990,00 |
Cannondale Scalpel 1 Lefty
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | Quadro Scalpel, Series 1 Carbon construction, 120mm travel, Proportional Response Suspension and Geometry, FlexPivot Chainstay, full internal cable routing, 73mm BSA, 1.5″ headtube with 1-1/8″ upper reducer/internal cable guide, 148x12mm thru axle, 55mm chainline, UDH, post-mount disc – 160mm native |
Garfo | Lefty Ocho 120 Carbon, 120mm, Chamber Damper, OppO Spring System, tapered steerer, 50mm offset, TwistLoc Ultimate remote dual lockout |
Shock traseiro | RockShox SidLuxe Select+, 2-Pos mode adjust, adjustable rebound, 190×45, TwistLoc Ultimate remote dual lockout |
Caixa de direção | Acros ICR |
Transmissão | |
Trocador | T-Type Pod Controller Sram XO, T-Type, |
Câmbio traseiro | Sram XO Eagle AXS, T-Type Sram AXS |
Pedivela | Sram XO SL T-Type |
Coroa | 34T |
Cassete | Sram XO Eagle, 10-52, T-Type, 12-speed |
Corrente | Sram XO 12-speed |
Movimento central | Sram DUB BSA 73mm MTB Wide, Ceramic |
Rodas | |
Aros | DT Swiss XCR 1501 Spline One, carbon, 30mm inner width, hookless, TSS tubeless ready |
Cubos | DT (Swiss Lefty, 6-bolt (F) / 240 Ratchet EXP 36, 6-bolt, XD driver (R) |
Raios | DT Competition Race, straight pull |
Pneus | (F) Maxxis Rekon Race WT, 29×2.4″, EXO Protection, tubeless ready / (R) Maxxis Aspen WT, 29×2.4″, EXO Protection, tubeless ready |
Cockpit | |
Guidão | SystemBar XC-One Flat, carbon, integrated bar/stem, internal cable routing, 5° upsweep, 8° backsweep, 760mm width, -6° stem, 1-1/8″ clamp |
Mesa | SystemBar XC-One Flat, carbon integrated bar/stem |
Selim | Prologo Dimension NDR, Tirox rails |
Canote de selim | Fox Transfer SL Performance Elite, 31.6, 125mm (S), 150mm (M-XL) |
Manoplas | RockShox Smooth Silicone |
Freios | |
Freios | Sram Level Silver Stealth, 4-piston hydraulic disc, Sram HS2 180/160mm rotors |
Extras | |
Sensores | Sensor de Roda Cannondale Wheel Sensor |
Preço | R$ 99.990,00 |
Cannondale Scalpel 2
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | Quadro Scalpel, Series 1 Carbon construction, 120mm travel, Proportional Response Suspension and Geometry, FlexPivot Chainstay, full internal cable routing, 73mm BSA, 1.5″ headtube with 1-1/8″ upper reducer/internal cable guide, 148x12mm thru axle, 55mm chainline, UDH, post-mount disc – 160mm native |
Garfo | RockShox SID Select+ RL, 120mm, DebonAir, 15x110mm thru-axle, tapered steerer, 44mm offset, TwistLoc Ultimate remote dual lockout |
Shock traseiro | RockShox SIDLuxe Select+, 2-Pos mode adjust, adjustable rebound, 190×45, TwistLoc Ultimate remote dual lockout |
Caixa de direção | Acros ICR |
Transmissão | |
Trocador | Sram AXS T-Type Pod Controller Sram GX Eagle T-Type |
Câmbio traseiro | Sram GX Eagle AXS |
Pedivela | Sram XO SL T-Type |
Coroa | 34T |
Cassete | Sram GX Eagle, 10-52 |
Corrente | Sram GX 12-speed |
Movimento central | Sram DUB BSA 73mm MTB Wide, Ceramic |
Rodas | |
Aros | HollowGram XC-S 27, Lightweight, Hi-Impact Carbon, 27mm inner width, 28h, tubeless ready |
Cubos | (F) HollowGram, 15x110mm thru- axle / (R) HollowGram w/DT Swiss 350 internals, 12x148mm |
Raios | Gran Forza, straight-pull |
Pneus | Pneus (F) Maxxis Rekon Race WT, 29×2.4″, EXO Protection, tubeless ready / (R) Maxxis Aspen WT, 29×2.4″, EXO Protection, tubeless ready |
Cockpit | |
Guidão | Cannondale 1 Flat, Carbon, 31.8mm, 9° back, 760mm |
Mesa | Cannondale C1 Conceal, Alloy, 31.8, -6° |
Selim | Prologo Dimension NDR, STN rails |
Canote de selim | Fox Transfer SL Performance Elite, 31.6, 125mm (S), 150mm (M-XL) |
Manoplas | RockShox Smooth Silicone |
Freios | |
Freios | Sram Level Silver Stealth, 4-piston hydraulic disc, SRAM HS2 180/160mm 6-bolt rotors |
Extras | |
Sensores | Sensor de Roda Cannondale Wheel Sensor |
Preço | R$ 68.990,00 |
Cannondale Scalpel 3
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | Quadro Scalpel, Series 1 Carbon construction, 120mm travel, Proportional Response Suspension and Geometry, FlexPivot Chainstay, full internal cable routing, 73mm BSA, 1.5″ headtube with 1-1/8″ upper reducer/internal cable guide, 148x12mm thru axle, 55mm chainline, UDH, post-mount disc – 160mm native |
Garfo | RockShox SID Select, 120mm, DebonAir, 15x110mm thru-axle, tapered steerer, 44mm offset, TwistLoc |
Shock traseiro | RockShox SIDLuxe Select+, 2-Pos mode adjust, adjustable rebound, 190×45, TwistLoc Ultimate remote dual lockout |
Caixa de direção | Acros ICR |
Transmissão | |
Trocador | 12-speed Shimano SLX M7100 |
Câmbio traseiro | Shimano XT Shimano Deore M6100 |
Pedivela | 12-speed Shimano BSA 73mm |
Coroa | 32T Shimano Deore M6100 |
Cassete | 12-speed Shimano Deore M6120, 10-51 |
Corrente | Shimano SLX M7100, 12-speed |
Movimento central | Shimano BSA 73mm |
Rodas | |
Aros | Stan’s NoTubes Crest MK4, 28h, tubeless ready |
Cubos | Cubos (F) Formula CL-811, 15x110mm thru-axle / (R) Shimano MT510B, 12x148mm thru-axle |
Raios | DT Swiss Competition Race |
Pneus | (F) Maxxis Rekon Race WT, 29×2.4″, EXO Protection, tubeless ready / (R) Maxxis Aspen WT, 29×2.4 |
Cockpit | |
Guidão | Cannondale 2 Flat, butted 2014 Alloy, 31.8mm, 3° rise, 8° sweep, 760mm |
Mesa | Cannondale C1 Conceal, Alloy, 31.8, -6° |
Selim | Prologo Dimension NDR, STN rails |
Canote de selim | Cannondale DownLow Dropper, internal routing, 31.6, 125mm (S), 150mm (M-XL) |
Manoplas | RockShox Smooth Silicone |
Freios | |
Freios | Shimano Deore M6100, 180/160mm RT54 rotors |
Extras | |
Sensores | Sensor de Roda Cannondale Wheel Sensor |
Preço | R$ 44.990,00 |
Cannondale Scalpel 4
Especificações técnicas
Quadro | |
---|---|
Quadro | Quadro Scalpel, Series 1 Carbon construction, 120mm travel, Proportional Response Suspension and Geometry, FlexPivot Chainstay, full internal cable routing, 73mm BSA, 1.5″ headtube with 1-1/8″ upper reducer/internal cable guide, 148x12mm thru axle, 55mm chainline, UDH, post-mount disc – 160mm native |
Garfo | RockShox SID, 120mm, DebonAir, 15x110mm thru-axle, tapered steerer, 44mm offset, TwistLoc Ultimate remote dual lockout |
Shock traseiro | RockShox SIDLuxe Select+, 2-Pos mode adjust, adjustable rebound, 190×45, TwistLoc Ultimate remote dual lockout |
Caixa de direção | Acros ICR |
Transmissão | |
Trocador | 12-speed Shimano Deore |
Câmbio traseiro | Shimano XT Shimano Deore 6100 |
Pedivela | 12-speed Shimano BSA 73mm |
Coroa | 32T Shimano Deore |
Cassete | 12-speed Shimano M5121, 10-51 |
Corrente | Shimano SLX M7100, 12-speed |
Movimento central | Shimano BSA 73mm |
Rodas | |
Aros | Stan’s NoTubes Crest S2, 32h, tubeless ready |
Cubos | (F) Shimano TC-500, 15x110mm thru-axle / (R) Shimano MT410B, 12x148mm thru-axle |
Raios | DT Swiss Champion |
Pneus | (F) Maxxis Rekon Race WT, 29×2.4″, EXO Protection, tubeless ready / (R) Maxxis Aspen WT, 29×2.4″, EXO Protection, tubeless ready |
Cockpit | |
Guidão | Cannondale 2 Flat, butted 2014 Alloy, 31.8mm, 3° rise, 8° sweep, 760mm |
Mesa | Cannondale C1 Conceal, Alloy, 31.8, -6° |
Selim | Prologo Dimension NDR, STN rails |
Canote de selim | Cannondale DownLow Dropper, internal routing, 31.6, 125mm (S), 150mm (M-XL |
Manoplas | RockShox Smooth Silicone |
Freios | |
Freios | Shimano MT501, hydraulic disc, 180/160mm RT10 rotors |
Extras | |
Sensores | Sensor de Roda Cannondale Wheel Sensor |
Preço | R$ 35.990,00 |