Com sistema de engate composto por uma só peça, novo design resulta em menor peso final, manutenção simplificada, engate preciso e preço final reduzido
Conhecido por suas soluções pouco ortodoxas no mundo do ciclismo, o fabricante islandês Lauf Cycles registrou a patente de um novo e conceitual mecanismo de freehub para bicicletas que utiliza uma única peça impressa em 3D para promover o engate das engrenagens do cubo, dispensando o tradicional mecanismo de linguetas móveis.Componente responsável por garantir que a força de impulsão dos pedais seja transferida de forma imediata para a roda traseira, o freehub basicamente consiste em um sistema de engrenagens no interior do cubo que se conectam a um mecanismo composto por linguetas — também conhecidas como ‘macaquinhos’ — no sentido da pedalada, desacoplando do sistema quando se para de pedalar ou se pedala para trás. Para funcionar de forma eficiente, as linguetas contam com um sistema de molas que ‘empurra suas extremidades em direção às engrenagens.
Embora eficiente e relativamente simples, o mecanismo requer manutenção e lubrificação periódicos, além de quase sempre exigir uma montagem cuidadosa e demorada, o que se traduz em alto custo final.
Tecnologia 3D – A engenhosa solução alternativa criada pela Lauf foi desenvolver uma peça impressa em titânio, que utiliza uma estrutura circular com ‘apêndices’ ondulados no lugar das linguetas, que engatam diretamente na engrenagem, funcionando como um feixe de molas em uma única peça.
Isto só é possível graças a uma característica única do titânio de se comportar como um metal com ‘memória’, ou seja, capaz de retornar ao seu formato original após sofrer deformação.
A solução conta com uma série de vantagens sobre as montagens convencionais, como manutenção e montagem simplificados, menor possibilidade de problemas decorrentes do uso e menor peso total, fator sempre importante no universo dos componentes de bike.
Além disso, o design conta com nada menos que 13 pontos de ancoragem, o que proporciona uma ancoragem praticamente imediata na engrenagem e uma melhor distribuição de carga, o que aumenta a performance durante a pedalada e reduz ao mínimo falhas no mecanismo.
Para Benedikt Skúlason, CEO e fundador da Lauf, por ser mais eficiente, o novo sistema proporciona não apenas um engate mais rápido e preciso, como ainda reduz o risco de dano ao sistema de transmissão.
“Graças ao grande número de apêndices, a possibilidade de falha no engate é praticamente nula”, explica.
De acordo com os proprietários da patente, a nova tecnologia — que ainda não tem previsão de ser lançada comercialmente — é compatível com todos os tipos de bicicleta, sendo uma alternativa viável nos próximos anos.