Atletas como Mathieu Van der Poel, Jasper Philipsen e Samuel Gaze competirão com os pneus da marca italiana a partir da primeira competição de 2025
Uma das principais marcas de todo o mundo quando se fala em pneus, a Pirelli anunciou nesta semana uma parceria com a equipe belga de ciclismo profissional Alpecin-Deceuninck, que está entre as mais bem-sucedidas do circuito mundial. Com validade até 2029, o acordo consolida a presença da Pirelli no World Tour do ciclismo de estrada e também na Copa do Mundo de XCO – além de contribuir para o desenvolvimento contínuo da linha de pneus para bicicletas da empresa.Alguns dos principais nomes do ciclismo mundial fazem parte da Alpecin-Deceuninck. Entre eles, destaque para o holandês Mathieu van der Poel, atual campeão mundial de estrada e campeão mundial de gravel e ciclocross, o belga Jasper Philipsen, vencedor da camisa verde no Tour de France 2023, e o neozelandês Samuel Gaze, campeão mundial de MTB XCC de 2023.
Quais pneus Pirelli a equipe Alpecin-Deuceninck vai usar?
Para as competições de ciclismo de estrada, as bicicletas dos atletas estarão equipadas com os pneus P Zero Race TLR RS, o pneu road para uso competitivo mais avançado da Pirelli. Para competições como a Clássica Paris-Roubaix, os atletas terão à disposição os pneus P Zero Race TLR All-round, além dos pneus Cinturato Gravel. Já para as competições de mountain bike XCO e XCC, a Pirelli fornecerá a linha MTB Scorpion XC, disponível em várias versões e compostos.
“A Pirelli continua sua expansão no mundo das competições de ciclismo de alto nível ao se associar a mais uma equipe do circuito World Tour. A Alpecin-Deceuninck é uma equipe de alto nível e ambiciosa, que revolucionou a abordagem da multidisciplinaridade, sendo a primeira a transformá-la em uma filosofia de equipe. Para nós, isso é tão importante quanto os resultados esportivos, pois nos permite desenvolver o produto em todas as disciplinas, com atletas altamente técnicos e experientes”, afirmou Samuele Bressan, gerente de marketing global da Pirelli Cycling.
Recentemente, o multicampeão Mathieu van der Poel testou os pneus P Zero Race TLR RS da Pirelli durante um training camp da equipe, mostrando-se entusiasmado com o desempenho.
“Eu gostei mesmo desses pneus. Testei um pouco aqui na Espanha e eles têm uma excelente aderência, especialmente nessas estradas, que – principalmente pela manhã – podem ser escorregadias. Sempre me sinto no controle da bicicleta, o que é ótimo”, comentou o holandês.
Para Philip Roodhooft, gerente geral da equipe, ter essa nova parceria com a Pirelli é motivo de orgulho para toda a comunidade Alpecin-Deuceninck.
“Nosso departamento técnico demonstrou muito entusiasmo após os primeiros testes dos pneus, o que foi depois confirmado pelos ciclistas. A qualidade do produto é o principal elemento, mas é claro que o alcance e a sólida reputação da Pirelli como uma marca global também nos motivaram”, explicou.
O primeiro evento em que as bicicletas Canyon da equipe utilizarão os pneus Pirelli será o Tour Down Under 2025, na Austrália, que começa neste dia 16/01 (quinta-feira). Os pneus Pirelli também serão instalados nas bicicletas da equipe de desenvolvimento Alpecin-Deceuninck.