24 de fevereiro de 2025
Gravel
Foto: Divulgação / Specialized

UCI Gravel World Series Brazil estreia em março

Prova inédita no Brasil integra calendário de gravel da UCI e vai classificar para o Campeonato Mundial; vice-campeão do mundo confirma presença

A cidade catarinenese de Balneário Camboriú irá receber de 7 a 9 de março a primeira edição da UCI Gravel World Series Brazil. O evento faz parte do circuito mundial de provas gravel da Union Cycliste Internationale (UCI) e obedece aos padrões de estrutura e qualidade da entidade máxima do ciclismo mundial.

Gravel
Etapa de Nannup, Austrália – Foto: Divulgação

A prova inédita no Brasil integra uma série de 33 corridas sancionadas pela UCI e realizadas em 21 países de quatro continentes.

A etapa de Balneário Camboriú é a única em toda a América Latina e vai classificar os 25% primeiros ciclistas de cada faixa etária para o Campeonato Mundial de Gravel da UCI, que será realizado em Nice, na França. Os campeões de cada categoria poderão ostentar a famosa camisa de campeão mundial.

A primeira prova da temporada foi no dia 17 de fevereiro, em Llucena Del Cid, na região de Valência, na Espanha.

Gravel
Foto: Divulgação

A Castellon Gravel Race reuniu 800 ciclistas, entre eles grandes campeões do ciclismo de estrada como o espanhol Alejandro Valverde e a experiente alemã Carolin Schiff, que levou a melhor entre as mulheres.

Crescimento exponencial – Com foco na categoria Elite, mas também em masters e amadores, as provas do circuito UCI Gravel World Series são corridas de bicicleta de longa distância em estradas e caminhos principalmente não pavimentados com um percurso desafiador junto à natureza.

A modalidade gravel é a que mais cresce no mundo e a UCI tem fomentado o crescimento de eventos mundo afora e o gravel ganha cada vez mais espaço na mídia especializada e a presença de ciclistas de estrada de renome é cada vez maior.

Gravel
Foto: Divulgação / Specialized

“Três anos atrás, no primeiro Campeonato Mundial realizado pela UCI na Itália, a prova reuniu 560 ciclistas. Em 2023 foram 1.280 participantes. Em 2024, no Mundial de Gravel realizado na Bélgica, foram 2.800 participantes. A própria UCI está surpresa com o crescimento exponencial do gravel no mundo”, afirma Juliano Salvadori, responsável pela Riders, organizadora do evento.

A prova catarinense já supera em 50% a expectativa de inscritos, com ciclistas de 10 países, entre eles o italiano Daniel Oss, embaixador da Specialized. “Não vejo a hora de atravessar o Oceano Atlântico. Nunca fui ao Brasil e estou muito feliz em conhecer outra cultura e outras pessoas. Agradeço à Specialized Brasil. Quero aproveitar e me divertir muito”, antecipou o italiano, atual vice-campeão mundial de gravel.

Outros grandes nomes do ciclismo europeu deverão ser anunciados nos próximos dias.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de março no site oficial daprova ou até se esgotarem as vagas.

“Só temos mais 100 vagas. É bom se apressar e fazer logo a inscrição”, alerta Juliano.

Além das gravel bikes, são permitidas bicicletas de estrada e mountain bikes, desde que não sejam motorizadas.

Gravel
Foto: Divulgação

Percursos – Com largada às 7h30 do domingo (9 de março) da Pousada Fazenda dos Caetés (Estrada Geral dos Macacos km14, na área rural de Balneário Camboriú), a organização preparou três percursos.

O percurso longo tem 120km com 1.947 metros de altimetria acumulada e passa pelos municípios de Tijucas e Canelinha.

Outra opção é o percurso médio que tem 60km com 990m de altimetria. Para quem quer conhecer a modalidade e curtir a prova sem lutar pela qualificação para o Mundial, a organização oferece também a categoria MTB & Gravel Ride, com percurso de 30km e 404 metros de elevação.

Atrações turísticas – A cidade sede para o evento é a famosa cidade litorânea de Balneário Camboriú, com ampla infra estrutura turística com hotéis, pousadas, restaurantes e várias atividades para a família toda. Além de belas praias, a cidade tem ainda o Parque Unipraias com diversas atrações , um Aquário, Roda Gigante e também a Estátua do Cristo Luz, com 33 metros de altura com um belo visual da cidade.

Sobre a modalidade gravel – Gravel em inglês significa literalmente cascalho, pedregulhos. A origem da modalidade gravel bike remonta aos primórdios do ciclismo, há cerca de 150 anos, em um mundo em que a maioria das estradas não eram pavimentadas e apenas os centros das cidades tinham ruas cobertas com paralelepípedos. O asfalto demorou a chegar e os primeiros ciclistas eram, em essência, ciclistas de gravel que pedalavam nas estradas de terra e de cascalho que conectavam as cidades.

(Re)nascido no Centro-Oeste dos Estados Unidos por volta de 2005 com o nome de Gravel Grinders, as corridas em estrada de terra retornaram às origens do ciclismo. A modalidade não demorou para virar hype no mundo do ciclismo, com ciclistas buscando novos desafios. Cerca de uma década mais tarde chegou à Europa e ganhou o resto do mundo. O prazer de pedalar fora do asfalto foi redescoberto.

Corridas de gravel atraem ciclistas de estrada das categorias Elites Pro e Worldtour e também entusiastas e amadores. As provas são normalmente de longa distância em estradas e caminhos com predominância de estradas de terra e cascalho e também paralelepípedos.

Programação

Expo UCI Gravel

  • Dia 07/03/2025 das 14h às 20h
  • Dia 08/03/2025 das 10h às 20h
  • Dia 09/03/2025 das 8h às 15h

Domingo – 9 de março

  • Todas largadas – 7h30
  • Premiação – A partir das 14h na Arena UCI Gravel
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização