26 de abril de 2024

e-Bike que utiliza pilha de hidrogênio promete autonomia de mais de 400km

Vorradler S3 FC

O fabricante de bicicletas elétricas alemão Electrolyte irá anunciar durante a edição 2014 da Eurobike um novo modelo de e-bike que promete revolucionar o mercado.

Trata-se da Vorradler S3 FC, uma Pedelec que utiliza um motor alimentado por uma pilha de hidrogênio da marca Panasonic que, segundo o fabricante, permitirá uma autonomia máxima de impressionantes 482km, mais que o necessário para cobrir a distância entre Brasília e Goiânia, ida e volta.

Ao contrário das baterias tradicionais, a pilha de hidrogênio é um dispositivo eletroquímico que transforma diretamente a energia da molécula de hidrogênio em eletricidade. Este sistema possui a vantagem de ser altamente eficiente e pouco poluente em relação aos modelos que utilizam metais pesados para gerar energia elétrica.

Pouco se sabe sobre as especificações técnicas da nova e-bike, que será produzida na cidade de Glonn, nos arredores de Munique. Pelas fotos de divulgação, percebe-se o motor situado no cubo da roda traseira. A transmissão se dará por meio de correia dentada, seguindo a tendência atual entre as bicicletas urbanas, que substitui a tradicional corrente, reduzindo a manutenção e aumentando a durabilidade. A Vorradler S3 FC virá equipada com freios a disco .

A bateria será encaixada no triângulo principal do quadro, protegida por uma trava anti furto.

O produto será lançado oficialmente durante a feira Eurobike, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de agosto em Friedrichshafen, na Alemanha. O preço ainda não foi divulgado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização