19 de março de 2024
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

Kit de remendos Topeak Rescue Box

Estojo de reparos auto-adesivos oferece uma solução prática e simples para um dos problemas mais comuns no ciclismo

Qualquer ciclista que se aventure a pedalar pela cidade ou em trilhas precisa levar consigo um mini ‘kit de sobrevivência’, composto por ferramentas, bomba de ar e uma câmara reserva ou jogo de reparos para a mesma no caso de furos.

Entre os diversos kits de remendo para câmaras de ar disponíveis nas lojas de bicicletas, o Rescue Box, da marca norte-americana Topeak, destaca-se por seu pequeno tamanho, que não ocupa espaço no bolso ou na mochila e pela sua praticidade de uso, que dispensa a utilização de cola.

 

Via de regra, remendar uma câmara de ar requer um mínimo de habilidade, nem sempre existente em ‘marinheiros de primeira viagem’. Compostos por uma cola especial, remendos e lixa, os kits de reparos – quando corretamente utilizados -, permitem ao ciclista retornar para casa pedalando sua bike e não empurrando-a. O problema é que a maioria das alternativas disponíveis no mercado para este tipo de acessório são volumosos e pouco práticos de serem utilizados.

Além disso, o risco de descobrir em cima da hora que aquele tubo de cola guardado há meses dentro de sua mochila encontra-se ressecado – e portanto inutilizado – é muito grande.

De pequenas dimensões, o Topeak Rescue Box possui como principal diferencial a utilização de remendos auto-adesivos, que dispensam a utilização de cola. Produzidos pela 3M, especialista mundial na fabricação de adesivos especiais para uso doméstico e industrial, os remendos deste prático kit podem ser aplicados diretamente na superfície da câmara de ar, bastando lixar a superfície de contato.

Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília
Foto: Glaucio Dettmar / MTB Brasília

Cada kit Rescue Box é composto por seis adesivos e uma lixa, acondicionados em um pequeno estojo de alumínio e plástico de 6cm x 3,6cm x 1,2cm, que os protegem da água e outros elementos contaminantes. O estojo permite também o acondicionamento de links e pinos de emenda de correntes no padrão Shimano e SRAM (Powerlink), que devem ser adquiridos a parte:

Topeak_02

Uso prático – Para o teste do produto, utilizei uma câmara de ar comum de butyl, similar a maioria dos modelos encontrados no mercado. Seguindo as instruções do fabricante, após localizar o furo, lixei a superfície ao seu redor (recomenda-se que a superfície lixada seja maior que o tamanho total do remendo) e apliquei o remendo, pressionando-o firmemente por cerca de um minuto. Pronto!!!

Topeak Rescue Box

Em suas edições anteriores, o Topeak Rescue Box vinha com uma lixa metálica, durável, mas pouco eficiente, que foi substituída nos modelos mais recentes por um pedaço de lixa d’água comum, que proporciona um lixamento de qualidade. entretanto, a mesma torna-se praticamente inútil após sua primeira utilização. A inclusão de mais um ou dois pedaços de lixa no kit resolveria o problema. Fica aí a sugestão para o fabricante.

Topeak Rescue Box

Design
Eficiência
Facilidade de uso
Preço

Ótimo!

Conclusão – Comercializado no Brasil ao preço médio de 29 reais e com várias opções de cores, o kit de reparo Topeak Rescue Box é extremamente prático e fácil de transportar, não ocupando espaço mesmo quando guardado no bolso da camisa.

 

O produto cumpre sua função de maneira eficaz e descomplicada e, com seu design moderno e bonito, pode tornar-se uma ótima opção de presente barato para seu amigo ciclista.

Pontos positivos

  • Pequeno, leve e prático;
  • Resistente a água;
  • Não precisa de cola;
  • Barato.

Pontos negativos

  • Durabilidade limitada da lixa.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização