25 de abril de 2024

6 dicas de limpeza e conservação para capacetes de bicicletas

Acessório de segurança mais importante no ciclismo, o capacete requer uma série de cuidados periódicos de forma não apenas cumprir sua função, mas também ter sua vida útil prolongada.

Armazenagem –  De acordo com o engenheiro norte-americano Ian Hall, responsável pela análise de acessórios de segurança do Consumer Product Safety Commission (CPSC) – órgão regulador similar ao nosso Inmetro -, capacetes de bicicleta devem ser armazenados sempre longe de fontes de calor. Isto significa que deixar seu capacete dentro do porta-malas do carro pode ser uma péssima ideia! Hall destaca que o calor pode deformar a carcaça e a estrutura do acessório, comprometendo seriamente sua capacidade de absorvição de impactos.

Guarde seu capacete em um lugar seco e fresco.

Cuidado com os acessórios – Pense duas vezes antes de instalar câmeras de ação e faróis em seu capacete. Tanto as correias de fixação quanto adesivos podem danificar o capacete se estiverem instalados de forma inadequada.

Entretanto, o maior problema no que diz respeito à segurança é que capacetes de bicicleta foram desenvolvidos para terem uma superfície livre de protusões.

“Todas as vezes que você adiciona um componente externo ao capacete, você altera sua performance”, diz Hall. “Uma câmera de ação ou um um farol pode tornar-se um projétil se for ejetado durante uma queda, mas o problema é ainda mais grave se ele se mantiver acoplado ao capacete, pois irá funcionar como um martelo, concentrando as forças de impacto justamente naquele ponto e aumentando o risco de trauma”, completa.

Capacete

Limpeza – Habitue-se a lavar seu capacete com frequência. Isto não apenas evitará odores desagradáveis, mas também irá contribuir significativamente para a sua durabilidade, já que o sal decorrente da transpiração pode danificar em pouco tempo as almofadas e correias do capacete.

Utilize sempre água em abundância e sabão ou sabonete neutro e nunca produtos químicos que possam reagir com a estrutura de espuma de poliestireno (EPS), matéria-prima dos capacetes. Uma escova de dentes velha é uma poderosa ferramenta para auxiliar na limpeza.

Para prevenir a ocorrência de fungos e bactérias causadoras do mau cheiro, utilize desodorantes próprios para utilização esportiva, como o Sport Clean ou utilize vinagre durante a lavagem.

Retire o excesso de umidade com uma toalha de papel e seque seu capacete sempre a sombra.

Capacete

Inspeção – Após o processo de limpeza, aproveite para inspecionar o capacete, procurando por amassados, riscos e micro rachaduras em seu interior que eventualmente possam comprometer a função protetora do acessório.

Caso existam indícios de rachaduras, provavelmente seu capacete está comprometido e deverá ser trocado o quanto antes.

Na parte externa, confira se existem amassados ou áreas deformadas em decorrência da exposição ao sol. Lembre-se que a carcaça externa não possui apenas efeito estético, mas funciona em conjunto com o resto do capacete na proteção de sua cabeça.

Confira o estado das correias e do sistema de fixação. Muitos fabricantes oferecem kits de reposição em seus modelos topo de linha, o que em muitas vezes justifica seus altos preços.

Substitua-o após uma queda – Capacetes para bicicletas foram desenvolvidos para suportar um único impacto. Após uma queda na qual o capacete foi impactado, jogue-o fora (resista a tentação de mantê-lo como reserva ou quebra galho) e adquira um novo. “Danos à estrutura muitas vezes são difíceis de detectar”, diz Hall. Capacetes que sofreram impactos perdem grande parte de sua capacidade de absorver energia”

Vida útil – A ação do tempo, do sol, da transpiração e de pequenos impactos interferem diretamente com a durabilidade do capacete. A maioria dos fabricantes recomenda expressamente que os capacetes sejam trocados a cada três anos ou menos. Na dúvida, leia o manual do seu modelo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização