29 de abril de 2024

A (quase sempre) negligenciada gancheira do quadro

Por Sílvio Sá*

Uma pane pouco comum de acontecer mas que definitivamente pode acabar com seu dia de pedal é a quebra da gancheira do quadro. Gancheira é aquela peça que vai fixada na parte traseira do quadro que serve de suporte para o câmbio traseiro. Funciona como uma espécie de ‘fusível’, pois sua função é quebrar para que o quadro não quebre.

Isso pode acontecer pelo desgaste natural da peça, devido a sucessivas empenadas e desempenadas, como por exemplo, um galho entrar no câmbio, ou mesmo fazendo muita força ao se subir uma ladeira com marcha pesada.

A gancheira é fixada ao quadro de forma que, em caso de acidente, a mesma quebre ou empene ao invés de danificar o quadro
A gancheira é fixada ao quadro de forma que, em caso de acidente, a mesma quebre ou empene ao invés de danificar o quadro

Uma vez quebrada na trilha existem três opções, substituir a gancheira, retirar o câmbio e encurtar a corrente para andar com uma marcha apenas, ou empurrar a bicicleta por vários quilômetros? O que você prefere?

Já aconteceu comigo da gancheira quebrar logo no início de uma trilha na Floresta Nacional – Flona. Meus amigos pensaram que seria o fim do pedal, mas eu tinha uma gancheira de reserva na mochila. Todos ficaram surpresos. Afinal, quem mais levaria uma gancheira de reserva?

Eu levo e recomendo que todos que o façam! Uma gancheira é uma peça relativamente barata, leve e de pequenas dimensões, dá para deixar jogada dentro da mochila que não irá atrapalhar. E em caso de necessidade irá te salvar de forma heroica.

Mas atenção! Cada quadro usa uma gancheira específica. Alguns modelos servem para vários quadros e existem mesmo algumas gancheiras “universais” para uma emergência. E outras praticamente impossíveis de serem achadas, como a da minha Caloi Elite 10. Nesse caso, a solução é mandar fazer uma em um torneiro mecânico.

O site Derailleur Hanger comercializa um prático canivete de ferramentas com uma gancheira universal de emergência
O site Derailleur Hanger comercializa um prático canivete de ferramentas com uma gancheira universal de emergência

Na sua próxima ida à bike shop, inclua na sua lista de compra uma gancheira reserva. Se não encontrar o modelo certo pode procurar no site Derailleur Hanger. Os produtos deles são de ótima qualidade, despacham para o Brasil e sai mais barato do que as gancheiras das grandes marcas se compradas por aqui.

Ah, também tem um prático canivete de ferramentas que inclui uma gancheira reserva universal.

Sobre o autor

Sílvio Sá é coordenador do grupo brasiliense de ciclismo Pedáguas
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização