31 de outubro de 2024

Site colaborativo registra roubos de bicicletas no Brasil

Objetivo do site é ajudar na busca de bicicletas roubadas e evitar mais casos por meio do mapeamento das áreas de risco

Bike roubadaO site bicicletasroubadas.com possui um cadastro nacional de bicicletas furtadas e roubadas, e a cidade de Fortaleza já começa a aparecer nas ocorrências. Foram registrados 12 casos desde abril de 2008, incluindo a cidade metropolitana de Maracanaú, sendo dois deles veículos roubados por assalto e o restante por furtos.

O objetivo do site colaborativo é ajudar na recuperação de bicicletas roubadas, evitar que consumidores e lojistas comprem os veículos roubados, mapear áreas de risco para ciclistas e prevenir que eles passem por situações como a do mecânico de bicicletas Valdécio Tariri, 32.

Às 21h, ele teve sua bicicleta roubada em um estacionamento na Av. Santos Dumont, próximo à Rua Nunes Valente. “Estávamos conversando eu e um amigo, quando chegou um rapaz com uma arma. Ele ia levar só dinheiro, mas, quando viu as bicicletas, levou a minha e e a dele”, afirma.

O empresário Fernando Fernandes, de 33, estava em um passeio de ciclismo em grupo e também já presenciou um assalto à bicicleta de um amigo, mas diz que isso é raro de acontecer em andanças coletivas.”O grupo estava segregado e, à noite, isso acaba sendo mais propício, mas não é comum acontecer. E quando eu ando só, evito ruas desertas ou locais que tem pouca segurança”, ressalta.

Para registrar um furto ou roubo no endereço eletrônico, basta preencher um formulário e esperar uma análise da equipe do site, tudo gratuitamente. Após a resposta, o caso de furto ou roubo é publicado no sistema e, caso tenha informações suficientes e a bicicleta seja de fácil identificação, um e-mail com o cadastro é enviado para mais de 200 lojas em todo o Brasil.

O nome e e-mail da vítima não fica disponível no sistema para evitar problemas de privacidade. O contato com a pessoa que teve o veículo roubado pode ser feito por e-mail por meio de um link indicado em cada cadastro.

Furtos lideram registros no Brasil – O site tinha 1601 casos registrados em todo o Brasil até a publicação desta matéria. Foram 1120 identificados como furtos e o restante, 481, foram registrados como assaltos.

Dentre os estados, São Paulo é o líder de casos, com 663, seguido por Rio de Janeiro, com 205 e Minas Gerais, como 133.

Fonte: Verdinha

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização