27 de abril de 2024

Conheça as vantagens dos tubos cônicos de caixa de direção

Até pouco tempo, os tubos da caixa de direção para bicicletas mountain bike eram fabricados em dois diâmetros internos distintos: 1.1/8 ou 1.5 polegadas. No passado, foi utilizada também a medida de uma polegada, porém hoje esta medida está limitada ao seguimento de bicicletas de baixíssimo custo, vendidas em supermercados e magazines.

Figura 1

Recentemente os fabricantes de bicicletas criaram um novo padrão no formato cônico, com dimensões distintas no topo e na base. Na parte interna superior, prevalece a medida 1.1/8 polegadas, enquanto que a parte interna inferior passa a ter a medida de 1.5 polegadas.

Uma das principais vantagens de se utilizar um tubo de direção cônico (tapered, em inglês) é que o mesmo garante maior rigidez ao quadro, Já que uma estrutura cônica é mais rígida que uma no formato cilíndrico.

Na prática, um quadro mais rígido possui maior precisão nas curvas e aumento da manobrabilidade da bicicleta. A resistência do quadro nesta área específica também é aumentada, diminuindo o risco de quebra dos tubos superior e inferior onde estes encontram-se com o tubo da caixa de direção.

Por último, mas não menos importante: os tubos de direção cônicos são compatíveis com a maioria das mesas (avanço de guidão) existentes no mercado, já que em sua parte superior mantém a medida 1.1/8 de polegada.

Suspensão dianteira

Assim como o tubo da caixa de direção, as suspensões dianteiras ou garfos rígidos também são vendidos com a opção de espiga no formato tapered. Embora o ideal seja montar seu quadro com caixa de direção tapered com uma suspensão no mesmo formato, isto não é necessariamente uma regra. Existem no mercado adaptadores que permitem utilizar um garfo cilíndrico em um quadro com o tubo da caixa cônico e vice-versa.

Caixa de direção

Se você está considerando a aquisição de um quadro com tubo de direção cônico, você irá precisar saber qual modelos de caixa de direção deve ser adquirido. Existem dois tipos, a interna e a integrada.

Caixa de direção interna

É muito fácil perceber a diferença entre os dois tipos de caixa de direção: Caixas internas possuem uma borda externa visível, enquanto que o modelo integrad fica escondido dentro do tubo de direção.

Caixa de direção integrada

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização