De acordo com a legislação norte-americana referente a e-bikes, a Specialized Turbo era muito veloz para as ruas nos Estados Unidos
No ano passado, a marca norte-americana Specialized causou frisson no mundo ciclístico com o lançamento da Turbo, uma bicicleta pedal-assistida (pedelec) que atinge a marca dos 45km/h, detendo o título de “e-bike mais rápida do mundo”. Muito rápida, sem dúvida, principalmente para a legislação de trânsito dos Estados Unidos, que determina a velocidade máxima de 32km/h. Isto limitou a comercialização desta excelente bicicleta ao mercado europeu apenas.
Esta semana no entanto, a Specialized anunciou o lançamento da Turbo no mercado norte-americano, acenando com a possibilidade de um lançamento mundial como consequência. Como isto foi possível?
De acordo com a marca, foi necessária a instalação de um sensor no motor da turbo que automaticamente desliga o motor quando a bicicleta atinge uma determinada velocidade. Isto inclusive abre o precedente para a comercialização no Brasil, que esta semana regulamentou a utilização de e-bikes no país. Como no Brasil a legislação é ainda mais crítica em relação à velocidade máxima (25km/h), o sensor deverá ser ajustado nos modelos que por ventura venham a ser vendidos por aqui, o que ainda dependerá do desejo ou não dos distribuidores da marca em comercializá-la em nosso país.
A bicicleta – A Specialized Turbo é uma bicicleta pedal-assistida, o que significa que é necessário pedalar para que o motor funcione. Não há aceleradores no guidão, apenas uma chave para selecionar o tipo de assitência do motor (Turbo, Eco, Desligado ou Modo de Recarga, que funciona durante as descidas).
Sua bateria de lítio-íon, integrada ao tubo inferior, possui a capacidade de 342 watts/hora, o que em tese dá a autonomia de uma hora a toda velocidade. A bateria leva cerca de duas horas e meia para ser totalmente carregada. Um display situado no centro do guidão mostra informações relevantes como velocidade, distância percorrida e nível da bateria. O motor de 250 watts fica situado no cubo da roda traseira. Entre seus componentes, destacam-se a transmissão SRAM XO de 10 velocidades (não há câmbio dianteiro) e freios a disco hidráulicos Magura MT Carbon. Seu peso total é de 22kg e seu preço nos Estados Unidos é de cerca de 6.000 dólares.