A marca IDSG Engineering and Trading, baseada em Cingapura, apresentou esta semana na feira Eurobike 2014 uma bicicleta conceitual que conseguiu atrair a atenção dos espectadores em meio a uma enxurrada de grandes novidades.
Trata-se da MC2, uma bicicleta dobrável conceitual, cujo quadro articulado permite até oito tipos de configurações de uso.
Criada pelos designers Jing Che e Quoc Bao Dang, a MC2 é uma bicicleta do tipo Penny-farthing, que utiliza o sistema de tração direta, onde os pedais e o pedivela acionam diretamente a roda dianteira sem a necessidade de corrente ou correia dentada, como nos velocípedes infantis.
A bicicleta é equipada com transmissão planetária localizada dentro do cubo dianteiro, que também recebe dois rotores de freios a disco. Para garantir o conforto do usuário em terrenos irregulares, a MC2 é equipada com um amortecedor de paralelogramo no canote de selim, além de blocagem rápida para ajuste da altura do guidão.
O grande diferencial da MC2 em relação às bicicletas dobráveis convencionais é sua capacidade de alterar sua configuração, transformando-se em poucos segundos de uma bicicleta de passeio para uma bike de competição ou mesmo em uma . Até oito configurações de uso são possíveis, conforme imagem abaixo:
Até o presente momento não há previsão de que a MC2 venha a deixar de ser uma bicicleta conceito e passe a ser comercializada, embora um distribuidor na Europa seja mencionado em seu website. Enquanto isto não ocorre, é possível conferir a performance da da bicicleta no vídeo abaixo: