Bicicletas dobráveis ou desmontáveis definitivamente tem uma grande vantagem sobre as bicicletas convencionais quando o assunto é armazenagem. Todavia, um componente presente na maioria das bikes oferece um verdadeiro desafio para os designers: a corrente de transmissão.
Tanto as tradicionais correntes quanto as correias dentadas não podem ser dobradas lateralmente ao longo do quadro, além de oferecer o risco de sujar as roupas do ciclista quando este carrega a bicicleta com as mãos.
Uma empresa sediada na Corea, a Bygen, imaginou uma solução no mínimo engenhosa, na forma da nova Hank Direct Bike. Ao contrário da corrente, a bike possui um inovador sistema que transfere a força das pedaladas diretamente para a roda traseira.
Um pedivela com braços articulados em duas seções de cada lado permite que o ciclista pedale em uma posição natural em relação ao selim. Assim como nas antigas bikes Penny-farthing, o sistema de transmissão é conectado diretamente na roda.
O fato de ser uma bicicleta de tração direta não significa necessariamente que a Hank Direct Bike seja uma bike de uma única velocidade. Graças a um câmbio interno de três velocidades, ela pode facilmente transportar o usuário sem maior esforço. Segundo o fabricante, o fato da Hank não possuir corrente resulta em um maior aproveitamento da energia da pedalada, na ordem de 7 a 8 porcento em relação as bicicletas convencionais.
A esta altura você deverá ter percebido pelas fotos que, tecnicamente, a Hank Direct Bike não é uma bike ‘dobrável’ (por isso as aspas do título). Ao contrário, seu quadro desliza ambas as extremidades para o centro, através de um trilho em seu interior. Esta engenhosa solução permite reduzir o tamanho final da bicicleta para menos da metade de seu tamanho original, de maneira fácil e prática, sem a complicação das concorrentes de fato dobráveis. O guidão também pode ser dobrado em direção ao quadro, para facilitar ainda mais o transporte.
Este arranjo permite armazenar a bike na posição vertical sem a necessidade do descanso de quadro, ocupando um mínimo de espaço. Para se ter uma ideia, de acordo com o fabricante, é possível transportar até duas Hank Direct Bike dentro de um porta malas de um carro popular.
Além disso, é possível regular através dos trilhos um tamanho de bicicleta mais apropriado para pessoas de baixa estatura.
Graças ao seu design único e uso da fibra de carbono na confecção do quadro, do garfo e das rodas de 20 polegadas, a Hank é uma das bicicletas de sua categoria com o menor peso: apenas 7kg.
A nova Bygen Hank Direct Bike foi apresentada esta semana por ocasião da Eurobike 2014 e até o presente momento não há informações sobre preços e disponibilidade. Enquanto isto não ocorre, confira o vídeo demonstrativo de seu funcionamento: