29 de abril de 2024

Ferramenta facilita o ajuste de amortecedores de acordo com o estilo da pedalada

Um especialista virtual em amortecedores para bicicletas. Este é o conceito do ShockWiz, que nos permite ajustar cada suspensão de acordo com o estilo de pilotagem

Embora muito utilizada no mountain bike, poucos usuários dominam todos os macetes da calibragem dos amortecedores a ar para bicicletas. Afinal, fatores como peso do ciclista, posição e estilo de pilotagem e terreno influenciam diretamente na performance da pedalada.

Para facilitar a vida dos ciclistas que não se contentam apenas em utilizar a tabela de pressão de ar fornecida pelos fabricantes, a Dusty Dynamics, uma pequena empresa de Perth, Austrália, criou o ShockWiz, um sistema de ajuste que, uma vez conectado ao amortecedor permite analisar nosso estilo de pilotagem e, mediante as informações coletadas, calcular a melhor configuração para possibilitar o máximo rendimento.

Amortecedor

O sistema é composto por um sensor que é conectado diretamente na válvula de ar do amortecedor e por um aplicativo para smartphones que recebe os dados via Bluetooth e os analisa, informando ao usuário os ajustes necessários para otimizar a suspensão.

ShockWiz

Uma vez conectado, o sensor, que pesa apenas 45 gramas, analisa constantemente a pressão da câmara de ar do amortecedor em uma frequência de 100 vezes por minuto. Os dados de variações de pressão decorrentes de sua compressão e retorno são enviados para o aplicativo, que calcula as diferenças de curso de amortecimento a cada momento da pedalada e sugere alterações de configuração.

ShockWiz

O sensor é totalmente a prova de água e sua bateria pode durar meses antes de necessitar ser trocada, de acordo com o fabricante.

O aplicativo, desenvolvido para as plataformas iOS e Android, permite que o usuário crie configurações de uso de acordo com o estilo da pedalada, ao sugerir ajustes para que a suspensão funcione da melhor maneira possível.

ShockWiz

De acordo com o fabricante, o ShockWiz é compatível com a maioria dos amortecedores do mercado, com exceção dos modelos com câmara de ar variável e as suspensões ‘inteligentes’ dos tipos Terralogic, Brain e iCTD.

Para viabilizar sua produção do ShockWiz em nível comercial, a Dusty Dynamics deu início a uma campanha de arrecadação de fundos através do website KickStarter, onde o produto pode ser adquirido pelo preço de 259 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização