27 de abril de 2024

CeramicSpeed e Squirt lançam no mercado a “corrente mais rápida do mundo”

Corrente customizada permite a redução significativa do atrito e o aumento na performance em competições, mas a baixa durabilidade e o preço alto assustam

Conhecida mundialmente pelos seus rolamentos cerâmicos de alta performance, a CeramicSpeed associou-se a um dos maiores especialistas em lubrificantes a base de cera, a Squirt, para disponibilizar no mercado as novas correntes UltraFast Optimization (UFO) que, segundo o fabricante dinamarquês, possuem o menor coeficiente de atrito do mercado.

Produzidas em uma espécie de engenharia reversa pelo laboratório norte-americano Friction Facts, as correntes CeramicSpeed UFO são produzidas a partir de correntes topo de linha de fabricantes como a Shimano, a SRAM, a Campagnolo e a KMC, que são ‘otimizadas’ através de um processo de desmontagem elo a elo. Após esta etapa, cada peça da corrente é polida, recebe um revestimento de teflon e é lubrificada antes de ser remontada.

Após a montagem, a corrente CeramicSpeed UFO é banhada em lubrificante a base de cera
Após a montagem, a corrente CeramicSpeed UFO é banhada em lubrificante a base de cera

Segundo o fabricante, este processo é capaz de garantir uma diminuição no atrito do grupo transmissor e, por consequência, um aumento na performance entre 2 a 5 watts.

Após numerosos e exaustivos testes, constatou-se que o lubrificante a base de cera Squirt é o mais indicado para potencializar as características das correntes UFO. Assim, cada jogo de corrente será comercializado com um frasco de 15ml de Squirt.

Uso limitado – Indicada para uso de alta performance, a nova corrente CeramicSpeed UFO não é uma corrente para uso cotidiano. Sua baixa durabilidade em relação às correntes comuns e seu alto preço a tornam um produto limitado ao mundo das competições.

De acordo com o fabricante, a vida útil da UFO é de cerca de 300km, valor muito inferior aos das correntes convencionais, que duram em média 1.500km. Seu preço também não é nada convidativo. Dependendo do modelo, os preços variam entre 129 a 165 dólares cada.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização