29 de março de 2024
Ideal é que ciclista ocupe o mesmo espaço de um automóvel - Foto: Divulgação

Campanha da Prefeitura de Vitória coloca a vida de ciclistas em risco

Vídeo lançado pela prefeitura da da capital capixaba aconselha o ciclista a pedalar rente ao meio-fio para dar espaço aos carros

Ideal é que ciclista ocupe o mesmo espaço de um automóvel - Foto: Divulgação
Ideal é que ciclista ocupe o mesmo espaço de um automóvel – Foto: Divulgação

Poucos dias após a prefeitura de São Paulo lançar a campanha A São Paulo que a gente quer, que prega a conscientização de motoristas e ciclistas no compartilhamento seguro das vias, a prefeitura da cidade de Vitória, Espírito Santo, sai literalmente na “contramão” ao lançar uma campanha que coloca a vida dos ciclistas em risco.

Ao contrário da campanha paulistana que recomenda que “ciclista não deve pedalar no meio-fio ou na lateral da pista, pois é perigoso”, o vídeo institucional capixaba sugere que o ciclista deve pedalar próximo ao meio-fio para não atrapalhar o trânsito.

O vídeo, assinado pela Prefeitura de Vitória e pela FESC, passa a ideia de que o ciclista é um “obstáculo” ao trânsito. Por isso, deve permanecer no canto para que “Vossa Majestade”, o motorista, não precise esperar míseros 5 segundos para fazer uma ultrapassagem com segurança.

Experiência arriscada – No vídeo abaixo, o ciclista e blogueiro Rafael Darrouy pedalou da forma que a Prefeitura de Vitória orienta, exatamente para mostrar o que acontece:

A animação teve 97% de rejeição entre os usuários do Youtube. Até o momento, a Prefeitura de Vitória e a FESC não se retrataram, nem voltaram atrás na orientação.

Com informações do Portal Mobilize

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização